Pessoa otimizando a sua gestão do tempo

Melhore a gestão do tempo na sua organização com o Business Intelligence

Sumário

Alguma vez sentiu seu negócio flutuando e perdido em meio ao turbilhão de informações movimentadas todos os dias? Já pensou que poderia ter mais tempo se mantivesse esses dados organizados? Já sentiu que os dados acabam não sendo bem utilizados pela empresa?

Os dados de uma organização são gerados a todo tempo e devem ser usados estrategicamente para o crescimento de um negócio. 

Uma das formas de organizar melhor os dados e fazê-los trabalhar a seu favor, é através do Business Intelligence. Ele é responsável por utilizar estrategicamente dados a partir da coleta, tratamento e análise de todo e qualquer tipo de informação relevante, trazendo melhorias na gestão do tempo e possibilitando melhores decisões para os negócios.

Já é fala repetida dizer que dados são o novo ouro do mercado. Porém, o desafio das organizações é transformar os dados em algo realmente de valor e conciliar dados com tempo, é ainda mais desafiador. Ter dados processados que ajudem na gestão da empresa é valioso quando permite que se tenha uma gestão do tempo eficiente. 

Softwares, ferramentas e sistemas de Business Intelligence tem se tornado muito populares e vem sendo cada vez mais utilizados nas empresas. Para saber mais sobre o tema e saber como ele pode melhorar a gestão do tempo, a Processo Ágil preparou esse post para te ajudar. 

O que é Business Intelligence?

De acordo com o Glossário de Termos da Gartner, o Business Intelligence é “um termo abrangente que inclui os aplicativos, infraestrutura e ferramentas, e as melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho”.

Também conhecido como BI ou Inteligência de Negócios, o Business Intelligence consiste na coleta, armazenamento, tratamento, análise e aplicação de dados, essenciais para tomadas de decisões mais assertivas.

O BI pode ser descrito também como um processo orientado pela tecnologia para analisar dados e apresentar informações relevantes para ajudar executivos, gerentes e outros usuários finais da organização a tomar as melhores decisões para o negócio, pautada em dados e informações em tempo real. 

É através de uma ampla variedade de ferramentas, aplicativos e metodologias que o BI traz, que possibilita às organizações coletarem dados de sistemas internos e fontes externas, preparando-os para análise e consultas capazes de ser uma verdadeira aliada das decisões e do tempo de um negócio.

São ferramentas capazes de acessar e examinar conjuntos de dados apresentando seus resultados em relatórios analíticos, resumos, painéis gráficos e/ou mapas, visando fornecer aos gestores e usuários informações detalhadas sobre o estado do negócio.

Tudo isso só é possível se houver integração entre diferentes sistemas, áreas e dados da organização. Afinal, o BI concentra as informações em um único local, chamado Data Warehouse. É esse repositório central de informações que possibilita os dados serem analisados para tomar decisões mais adequadas.

Dessa forma, as informações, mesmo vindo de diferentes fontes de dados, como sistemas ERP, CRM, planilhas ou até mesmo arquivos de texto, podem ser visualizadas em grupo, ajudando na criação de indicadores empresariais muito mais eficientes, melhores tomadas de decisões, redução de custo e melhor gestão do tempo.

Qual a importância dos dados para a gestão do tempo de uma empresa?

A transformação digital trouxe diversos benefícios para as organizações, assim como aumentou a competitividade entre as empresas. E tem ido bem mais além do que isso. Com o enorme volume de dados gerados diariamente na rede, é necessário ferramentas que os coletem, armazenem e convertam em ativos valiosos ao negócio. Afinal, dados soltos, não passam de dados. 

Tão importante quanto a empresa ter um software que faça os procedimentos citados é permitir que os gestores consigam gerenciar bem o tempo e tomem decisões rápidas e assertivas. 

O BI permite que as empresas antecipem e solucionem seus problemas de forma preventiva, com isso além das informações, serem analisadas em tempo real, possibilitando assim uma economia de tempo nas demandas da organização e nas tomadas de decisões.

Quando se fala em economia de tempo, automaticamente relacionamos a Gestão do Tempo ou Gerenciamento do Tempo. Trata-se do processo de priorização e organização do trabalho para otimizar o tempo que o profissional gasta para realizar cada tarefa.

E para que isso ocorra da melhor forma, é necessário contar com dados e informações relacionadas ao tempo gasto em determinada atividade, quantos profissionais necessitam para resolução de determinada demanda, quantos responsáveis, etc. Tudo isso é facilmente encontrado quando o BI é usado para esses levantamentos de dados. 

São dados de anos de trabalho e execução de atividades que podem ser descobertos pelas ferramentas de Business Intelligence. Essa gestão envolve o planejamento e a execução para melhorar e aproveitar o tempo, o que resulta em uma maior produtividade e eficiência no trabalho.

Quando o BI não existia, era comum os gestores não conseguirem visualizar certas falhas e gargalos na operação, tendo de resolvê-los na maioria das vezes de maneira corretiva e levando muito mais tempo para isso, já que o levantamento de informações era bem mais lento. 

Além de ajudar na otimização de processos internos, o Business Intelligence ajuda a empresa a obter diferenciais competitivos, de modo a aumentar sua base de clientes por meio de um atendimento, gestão do tempo e de processos e uma logística de qualidade.

Em resumo, o BI é uma ferramenta capaz de centralizar informações relevantes em um único lugar, capazes de organizar a rotina de um profissional de acordo com a prioridade das tarefas e o tempo que deve ser levado para realizá-las com foco e precisão.

Além disso, a análise dos dados se torna mais fácil e muito mais assertiva possibilitando melhores tomadas de decisão e também melhores resultados. 

Em quais áreas além da gestão do tempo, o BI pode ser implementado?

Uma das principais vantagens do BI é que toda e qualquer organização pode utilizar os dados para transformar e otimizar suas operações. Sendo assim, sempre entra em discussão a pauta: em que setores o BI pode ser implementado? A resposta mais correta é: em todos. Do atendimento à operação, do administrativo ao suporte técnico. Da fábrica à alta gestão. 

Para isso ocorrer, o ideal é entender em quais pilares organizacionais sua empresa está mais deficiente de direcionamento e dados. Além disso, é preciso buscar por objetivos específicos, como: otimização, redução de custos, qualidade, produtividade, oportunidades, benchmarking, market share, entre outros.

Isso porque qualquer empresa precisa se direcionar por dados reais e objetivos para se chegar nos resultados que almeja. Dessa forma, facilita encontrar ferramentas específicas que possuam os recursos analíticos necessários para ajudar na melhoria dos processos e na organização como um todo. 

Utilizando uma ferramenta de BI, é possível integrar dados de cada setor do negócio e ter acesso à informações aprofundadas sobre as etapas de qualquer projeto.

Com o BI, as métricas mais relevantes são encontradas de forma rápida, possibilitando os gestores do negócio traçarem um plano de ações para resolução de um determinado problema. Com isso, o BI se torna uma ferramenta essencial para uma gestão de alta performance em todos os setores da organização. 

Conclusão

No mercado tão competitivo é comum termos que pensar e agir rapidamente, temos sempre que dividir nosso tempo para realizar diversas tarefas que surgem no dia a dia.  E ter informações em tempo hábil é essencial para que as melhores escolhas possam ser realizadas sem perder espaço no mercado. 

Já deve ter ouvido falar na seguinte frase: tempo é dinheiro, não é mesmo? Pois é! Implementar o BI na sua empresa pode te surpreender, principalmente quando começar a colher os frutos dos dados em tempo hábil e começar a ter os melhores resultados, afiando sua gestão do tempo. 

Lembre-se: nem sempre significa realizar diversas atividades ao mesmo tempo, ou deixar sua equipe trabalhando até tarde é sinal de bom desempenho. Ser produtivo está mais relacionado à gestão do tempo e quais ferramentas utiliza para as melhores decisões que te trarão melhores resultados. 

Se ainda tem dúvidas sobre como implementar o Business Intelligence no seu negócio, fala conosco que iremos te ajudar.

Compartilhe este post

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.