Pessoa realizando o atendimento ao cliente

Atendimento ao cliente: entenda como agilizar entregas de valor com a Processo Ágil

Sumário

Diante da grande concorrência do mercado, ter um bom produto ou prestar um bom serviço, não é suficiente para conquistar clientes. É necessário um pouco mais para que sua empresa se destaque dentro desse mercado. 

Atualmente ter acesso às informações é algo muito fácil e rápido, assim como o controle sobre o processo de compra. Com isso, o cliente busca uma experiência completa, ajuda no momento exato em que precisam e acima de tudo um parceiro de negócios confiável que faça seu empreendimento atingir a sua melhor performance juntamente com a gestão, seus parceiros e sua equipe.

Entender o público, responder às suas necessidades e ter uma abordagem adequada são alguns dos pontos que constroem o atendimento ao cliente, parte essencial para proporcionar uma experiência completa e agradável.

Pensando nisso, a Processo Ágil reuniu tudo o que precisa saber sobre atendimento e experiência do cliente para ajudar sua empresa a agilizar entregas de valor e atingir a excelência no atendimento.

O que é atendimento ao cliente?

Atendimento ao cliente significa se relacionar com os seus consumidores: estabelecer conversas e contatos que permitam atender às suas necessidades, esclarecer as suas dúvidas, ouvir as suas reclamações. É fazer com que o cliente sinta que “é de casa”. 

O atendimento ao cliente é todo o suporte que você oferece, seja antes, durante ou após a compra, e que os ajuda a ter uma excelente experiência com a sua empresa em todas as etapas do processo de compra. 

Ele diz respeito à prioridade que a organização atribui na hora de responder dúvidas, resolver problemas e escutar feedbacks de seus clientes.

Qual a importância do atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente pode construir ou destruir a reputação da sua empresa.

Quando um cliente busca atendimento, significa que ele confia na sua empresa e acreditam que ela poderá ajudá-la naquela situação mais rapidamente. Por sua vez, os clientes têm se tornado cada vez mais mais exigentes e com isso, ao lhe contratarem esperam que resolva os problemas rapidamente e ofereça também uma forma de autoatendimento fácil, intuitiva e principalmente disponível. 

Quando não atende a esses requisitos e a essas expectativas dos clientes, é provável que essa relação se torne vulnerável fazendo com que eles abram mão dos produtos e serviços da sua marca e encontrem outra empresa que ofereça relacionamento próximo, inteligente e humano, suprindo as necessidades e expectativas que anseiam de um parceiro de negócios. 

Aliás, nesse mundo da informação e da conectividade, manter seus clientes atuais felizes e realizados é um ponto-chave para conquistar novos clientes.

É importante que nesse processo de atendimento ao cliente, mantenha-se alinhado às políticas e diretrizes da empresa, para que isso seja passado aos consumidores. Com um atendimento bem feito, é possível manter o contato com o público e aprimorar a gestão de relacionamento com o cliente, além de aumentar o reconhecimento da marca

O atendimento ao cliente vai muito além de apenas responder o cliente em tempo hábil,  deve ser considerado um aliado de sua empresa, pois é ele quem vai estabelecer o que a sua marca significa para os clientes e pode ser um fator crítico para o sucesso do seu negócio, interferindo principalmente nas suas vendas. Já que um cliente mal atendido pode trazer sérios reflexos para sua organização. O “marketing boca a boca” pode ser destrutivo se houver graves falhas no processo de atendimento ao cliente e a experiência dele for negativa.

O bom atendimento é também uma estratégia de marketing e de vendas. 

Somente com um atendimento de qualidade ao cliente é possível:

  1. Interagir com os clientes pensando em criar um relacionamento saudável e sustentável;
  2. Conquistar e fidelizar clientes;
  3. Tornar o cliente um evangelizador da marca. Sua experiência terá sido tão boa que ele a recomendará aos outros;
  4. Prever e antecipar as necessidades dos clientes para surpreendê-los positivamente com a solução;
  5. Simplificar e tornar os canais de atendimentos mais acessíveis, humanos e ágeis, aumentando a confiança e a fidelidade dos consumidores;
  6. Conhecer melhor o target do seu negócio e entender seu comportamento para elaborar a melhor estratégia para a jornada do cliente;
  7. Personalizar o relacionamento e a abordagem de acordo com cada cliente e situação;
  8. Criar uma vantagem competitiva e se diferenciar dos concorrentes.

3 dicas que todo bom atendimento ao cliente deve ter

O atendimento ao cliente deve ter como principal objetivo atender às necessidades de qualquer de seus clientes. Por isso, a Processo Ágil preparou 3 dicas que irá te ajudar no bom atendimento ao cliente:

1. Compromisso com prazos e demandas

O primeiro “tijolo” para construir um bom relacionamento com o cliente começa pela confiança, por isso evite atrasos e cancelamentos de produtos e/ou serviços.  Laḿe de abalar essa relação, resulta na falta de credibilidade e perda de confiança na sua empresa. 

2. Compartilhamento de informação útil

Para ter uma gestão de atendimento eficaz, é importante se preocupar em montar um time que tenha informações suficientes para responder a dúvidas e necessidades do cliente de forma ágil. 

O ideal é que em qualquer empresa se tenha um manual documentado com as mais recorrentes necessidades do cliente para facilitar o acesso às informações. 

E para se destacar ainda mais, sua equipe também deve ser capaz de oferecer conteúdo adicional sobre serviços e produtos agregados, que possam ter valor para  determinados consumidores. 

3. Personalização

É importante que sua empresa se preocupe com a personalização da comunicação.  Trata-se de um item bem eficaz no processo de fidelização do cliente. 

Para que isso possa ser realizado da melhor forma, é importante que exista um CRM que apoie o atendimento, sobre o que já foi oferecido ao cliente, qual seu ramo de atuação, tipos de produtos que costuma comprar, e todos os dados que possam auxiliar na personalização desse atendimento ao cliente.

Conclusão

O atendimento ao cliente é vital para a entrega de valor ao consumidor. É ele quem faz a marca pulsionar dentro do coração do seu público. Não importa se o seu objetivo é manter clientes ou gerar novos leads, ter qualidade no atendimento ao cliente é fundamental. 

Ao oferecer um bom atendimento, além de se tornar diferencial entre a concorrência, é uma forma de fidelizar clientes, criando uma vantagem competitiva para o negócio.

Sua empresa passará a ser reconhecida pelo atendimento e pelo cuidado com o público, tornando-se referência no assunto. Sempre que alǵuem precisar de indicação de determinado serviço ou produto, é você quem será o escolhido. 

Desenvolver e aprimorar o atendimento ao cliente é o caminho certo para criar um relacionamento estável e próximo.Assim, é possível entregar valor e cumprir o prometido, além de demonstrar competência para resolver eventuais problemas. 

E lembre-se: utilize tecnologias que agregam valor ao negócio e agilize suas entregas, ofereça sempre um contato mais humanizado aos clientes e escolha uma ferramenta de atendimento ao cliente adequada. E mais: busque sempre empresas aliadas com esses mesmos parâmetros de atendimento. Afinal, para passar um bom atendimento é necessário referências e ferramentas que possam  facilitar e otimizar o trabalho dos seus agentes. 

A Processo Ágil tem prazer em se tornar seu aliado nessa busca pelo atendimento de excelência ao cliente, trazendo a melhor tecnologia, buscando o melhor para seu negócio e entregando valor aos seus clientes. 

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