Pessoa trabalhando com sua agenda juridica digital

Agenda Jurídica: o que é e motivos para substituí-la por um modelo digital

Hoje o conteúdo do nosso blog será voltado para a agenda jurídica, um assunto que gera muito assunto no mercado advocatício!

Aqui, mostraremos como o modelo digital pode substituir a sua agenda física de uma maneira prática e eficaz, proporcionando uma comodidade maior para a sua rotina.

Pronto para navegar neste conteúdo?

Tenha uma boa leitura!

Agenda Jurídica: o que é?

O dia a dia de quem trabalha em um escritório de advocacia reúne diversas atividades. Não é incomum encontrar compromissos na agenda de um advogado, como: atender clientes, revisar faturas, realizar audiências e preparar defesas – tudo em um dia!

Quem entende de produtividade sabe que a multitarefa é um grande problema para quem busca aumentar sua eficiência. De fato, muitas vezes, quem realiza muitas tarefas diferentes em sua rotina pode acabar sendo menos produtivo.

Por isso, uma boa dica para se planejar melhor na advocacia é juntar atividades da mesma natureza em dias diferentes.

Por exemplo, reserve um dia para atender clientes, outro para revisar documentos legais, outro para reuniões internas e organizar finanças e assim por diante. Essa é uma das formas mais eficazes de ter uma rotina eficiente.

É claro que determinadas atividades, como o cumprimento de prazos processuais, independem da vontade do advogado. Portanto, eles parecem ser mais difíceis de se encaixar na rotina.

No entanto, quando os profissionais planejam com antecedência, eles também podem se preparar para o futuro. Dessa forma, você pode evitar cada vez mais atividades que precisam ser realizadas no último minuto.

O “combate a incêndios” no escritório é estressante para o advogado e toda a sua equipe.

Por isso, pensar na rotina e evitar tarefas de última hora não é apenas uma forma de aumentar a produtividade, mas também uma forma de melhorar seu ambiente interno. Isso é possível, antes de tudo, com um bom planejamento estratégico além do uso das ferramentas adequadas.

Ao considerarmos a agenda do advogado para esta organização, é necessário considerar as particularidades do processo legal. Nesse sentido, modelos eletrônicos ou de papel podem oferecer mais ou menos vantagens.

Agenda Jurídica: por que sua versão digital é tão necessária?

O esquecimento de um compromisso não é necessariamente culpa do advogado. Afinal, sem os recursos certos para enfrentar uma rotina que inclui tantas atividades diferentes, é quase impossível lembrar de tudo!

As notificações automáticas são, portanto, um recurso importante para esses profissionais, pois minimizam o risco de esquecimento de uma atividade.

Outra vantagem diz respeito à visualização das rotinas. Com esse tipo de agenda jurídica, você pode visualizar as tarefas de um dia, uma semana ou um mês com apenas um clique, além de compromissos codificados por cores e notas de diferentes naturezas.

O Google Agenda ainda possui os benefícios de um bloco de notas, uma lista de eventos e ferramentas gratuitas de videoconferência integradas à ferramenta. Para organizar equipes e dividir tarefas, esse recurso sem dúvida tem mais aplicabilidade do que as tradicionais agendas de papel.

Finalmente, outro grande uso do Google Agenda é que ele permite que os usuários tenham vários calendários na mesma ferramenta. Isso significa que você pode ter uma agenda jurídica para seus compromissos profissionais e outra para seus compromissos particulares. Assim, garante mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e uma melhor qualidade de vida.

Hoje, a linha entre o trabalho de um advogado e sua vida cotidiana é muito mais estreita. Portanto, ter a opção de se organizar totalmente é uma ótima maneira de encontrar tempo para tudo.

Para acessar sua agenda no Google Agenda, basta criar uma conta gratuita no Gmail. A ferramenta é completa e gratuita, portanto qualquer advogado com acesso à internet pode utilizar esse tipo de aplicativo.

Bônus: Por que a agenda jurídica digital é aliada para os advogados?

Colocar tempo e esforço na organização e controle de agendas e calendários em diferentes plataformas e aplicativos pode não ser suficiente para as necessidades organizacionais de um advogado. Por isso, investir em ferramentas que tragam eficiência ao dia a dia dos profissionais de escritório é fundamental.

Independentemente do tamanho de um escritório de advocacia, é difícil alcançar uma boa produtividade sem automatizar as principais operações bancárias com um software jurídico, por exemplo. A utilização de um sistema de gestão é essencial. Ele ajuda os profissionais a gerenciar as informações que passam por seus escritórios. Além disso, ajuda a criar uma agenda jurídica clara e prontamente disponível, especialmente por meio de dispositivos móveis com acesso à Internet.

Dessa forma, a adoção de um software jurídico integrado, como o da Processo Ágilgarante a disponibilidade e centralização dos diversos dados e informações do escritório. Além de proporcionar uma maior comodidade e flexibilidade aos profissionais do Direito e aos gestores, a ferramenta auxilia na redução de custos no negócio, otimizando um tempo e recursos precisos.

Conclusão

Neste conteúdo, conseguimos ver o quão importante é uma agenda digital, não é mesmo? Hoje em dia, é mais em conta escolher uma agenda deste formato do que uma tradicional.

Nós, da Processo Ágil, pensamos muito no conforto dos nossos clientes e nos melhores meios para encaixarmos a nossa rotina em um calendário ideal.

Esperamos que este conteúdo tenha sido válido para você, caso tenha alguma dúvida, basta conversar com um de nossos consultores, pois estaremos prontos para te ajudar.

Até o próximo conteúdo!

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *