Pessoas trabalhando com gestão de projetos para advogados

Gestão de projetos para advogados: 4 melhores métodos e como aproveitá-los

Provavelmente você já ouviu falar sobre gestão de projetos, não é mesmo? Neste conteúdo, iremos trazer ele para um nicho mais seletivo, o ramo da advocacia!

Realizar uma gestão de projetos dentro de um negócio é essencial para facilitar os processos e também para gerir melhor a sua equipe, fortalecendo a comunicação dos seus colaboradores e também ampliando cada vez mais a produtividade e o clima organizacional.

Está pronto para saber um pouco mais sobre ela?

Te desejamos uma boa leitura!

Mas afinal, o que é uma gestão de projetos?

A gestão de projetos nada mais é do que organizar todos os processos e meios para atingir um determinado objetivo. Por exemplo, você já teve que parar o que estava fazendo imediatamente porque não estava funcionando corretamente? Ou até mesmo interromper um colega de trabalho exigindo uma mudança no processo?

Bom, é um pouco constrangedor, e além de não alinhar totalmente o processo, atrasa uma solicitação que poderia ter sido resolvida com mais facilidade.

O gerenciamento de projetos surge para melhorar continuamente a execução dessas atividades.

A importância do 5W2H na gestão de projetos!

Em resumo, este procedimento é um check-list administrativo de atividades, prazos e responsabilidades. 

Leva esse nome pois define:

  • What (o que vai ser feito)
  • Why (por que será feito ou como a tarefa contribui para atingir o objetivo)
  • Where (onde será feito)
  • When (quando será feito)
  • Who (quem é o responsável)
  • How (como será feito)
  • How much (quanto vai custar)

O uso do 5W2H na advocacia é bem amplo. Podemos aproveitá-lo nos planejamentos estratégico, prático e operacional. Além disso, também é usado com frequência em gestão de projetos, gestão de riscos e gestão orçamentária.

4 maneiras de otimizar a gestão de projetos para advogados

Acima, explicamos como a gestão de projetos pode ser realizada atrás das técnicas do 5W2H, e aqui, mostraremos como isto pode ser feito de 4 maneiras diferentes!

Existem diversas técnicas para elas serem realizadas, porém elegemos as mais viáveis.

Continue a leitura

#01. Mais segurança na tomada de decisão

Este tópico aborda um dos H’s da metodologia 5W2H, que é o “how much” (quanto vai custar). Nesse caso, o custo pode ser tanto o valor financeiro quanto o tempo de uso.

Digamos que você e sua equipe estejam iniciando um projeto para aumentar a receita líquida mensal de seu escritório em 20%.

Para isso, definem ações como:

  1. Analisar processos e o casos com dívidas; e
  2. Cobrar clientes com pagamentos em atraso.

Você pode mapear dívidas e pendências, verificar rapidamente contratos de honorários, gerar relatórios (incluindo timesheets) e muito mais. Resumindo, você tem acesso a todos os dados financeiros, informações de clientes, processos e cases necessários para tomar decisões e agir.

#02. Delegar tarefas para a sua equipe

Separar tarefas para sua equipe é fundamental para que o planejamento seja realmente eficaz e bem-sucedido. É assim que você define o “what” (o que será feito), o “who” (quem fará) e o “why” (por que a atividade será feita). Nós vamos explicar o motivo!

Por exemplo, conforme definido pelo líder do projeto, você ou alguém da sua equipe pode criar sua lista de tarefas e inserir seus compromissos na agenda (integrada com Google, Outlook e Apple Agenda). Essa é uma ótima opção para projetos que exigem uma movimentação mais autônoma.

#03. Otimização do trabalho do gestor e líder

Imagina quando você tem uma ideia clara do que precisa ser feito e toda a sua equipe sabe igualmente o disso, como e quando entregar. Não é um sonho?

Ter um gerenciamento de projetos facilita todo o processo! Destinado principalmente aos gestores, ele consegue ter uma visão 360º de todo o trabalho. Na advocacia não é diferente.

Um advogado com visão ampla e panorâmica de suas atividades está sempre um passo à frente de seus concorrentes e dos que o cercam.

#04. Mais organização na gestão de projetos

Já parou para pensar como todas as abordagens acima se complementam?

A vantagem da gestão de projetos é que você não foca em apenas uma pessoa, mas consegue distribuir todas as tarefas para toda a empresa, não só a direção, mas todos os funcionários, para que eles entendam o que estão fazendo e qual o seu propósito.

Organização é essencial para uma boa gestão de projetos!

Conclusão

A gestão de projetos para advogados é uma tarefa essencial para o sucesso de um fluxo de atividade promissor, não é mesmo? Esperamos que você tenha conseguido entender o quanto ele é valioso!

Nós, da Processo Ágil, estamos sempre buscando aprimorar cada vez mais as nossas demandas através da nossa gestão, e isto é incrível!

Caso tenha alguma dúvida, converse com um de nossos consultores e se surpreenda com os resultados que a gestão de projetos pode te oferecer.

Até o próximo conteúdo!

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *