Pessoas estudando sobre soft skills

Soft skills na advocacia: o que são e como desenvolvê-las

Um advogado moderno não é aquele que está antenado apenas para as novidades do hoje, mas sim, para as coisas que se tornarão tendências e entender como elas podem revolucionar o mercado.

Hoje, iremos falar sobre as soft skills e como elas podem ser importante para um advogado.

Está pronto para entender um pouco mais sobre elas?

Então pega o seu café e tenha uma boa leitura.

O que são as soft skills?

Soft skills são habilidades que não estão relacionadas ao conhecimento técnico de alguém.

Por exemplo, um instrutor de uma autoescola pode conhecer todas as leis e diretrizes de trânsito, mas não saber como ensinar e lidar com o nervosismo do aluno.

Nesse caso, ele carece de soft skills, habilidades que focam no conhecimento do comportamento e das relações humanas.

Algumas soft skills muito importantes são:

  • Saber ouvir as pessoas;
  • Facilidade na expressão de ideias;
  • Atitudes positivas frente à desafios;
  • Empatia com outras pessoas;
  • Pensamentos críticos focados em solução de problemas;
  • Inteligência emocional para lidar com frustrações.

Qual a importância das soft skills na advocacia

Soft skills são necessárias em qualquer área, e o direito não é exceção, certo?

O advogado que se alimenta dessas habilidades torna-se um profissional com uma visão mais sistemática e dinâmica, e sua forma de pensar cresce.

No mercado jurídico, os advogados sempre focam no aprendizado de hard skills, habilidades técnicas, e não necessariamente no comportamento interpessoal.

Ter as duas formas de aprendizado só permitirá que os profissionais sejam os advogados de amanhã, sempre pensando no futuro.

A importância das soft skills no mercado de trabalho

As soft skills são altamente desejáveis ​​para candidatos no mercado de trabalho, afinal o conhecimento técnico pode ser desenvolvido de diversas formas.

Os chefes de departamentos técnicos podem fazer vários cursos, ler livros técnicos e até aprender na prática sobre questões relacionadas à sua área de especialização.

Mas se ele não souber liderar bem uma equipe, se comunicar de forma clara e objetiva, dar bons feedbacks e respeitar a diversidade de seus subordinados, provavelmente não será o profissional que a empresa deseja.

As maiores vantagens de desenvolver as soft skills como advogado

As soft skills são competências fundamentais e muito procuradas por todos os profissionais, e os advogados não são exceção.

Um advogado que os possui sempre terá a oportunidade de ser promovido e reconhecido por seu trabalho.

Por exemplo, quem desenvolve habilidades interpessoais relacionadas à comunicação, trabalho em equipe, liderança, flexibilidade, resiliência, iniciativa, ética, otimismo, empatia e inteligência emocional costumam ser ativos valiosos para as empresas em que trabalham.

Além disso, advogados com boas soft skills não só têm boas oportunidades de carreira, mas também têm uma melhor qualidade de vida em termos de família, amigos, relacionamentos e muitos outros aspectos.

Bônus: como desenvolver as soft skills?

Para desenvolvê-las, o profissional deve começar a refletir sobre os pontos de melhoria de sua personalidade com a mente aberta.

Pessoas muito individualistas podem ser as primeiras a reconhecer essa característica para colaborar mais em projetos que exijam trabalho em equipe.

Além disso, é importante solicitar feedback de colegas e superiores. Conversar com alguém da equipe de recursos humanos da empresa pode trazer novas descobertas e oportunidades para esse desenvolvimento.

Conclusão

Viu? As soft skills só proporciona vantagens aos advogados e para qualquer profissional, pois além de propagar o seu lado profissional, também amplia a sua qualidade de vida e o seu conhecimento fora do âmbito trabalhista.

Nós, da Processo Ágil praticamos os soft skills diariamente, sempre com o foco na nossa relação interpessoal.

Caso você tenha alguma dúvida sobre este assunto, pode falar com um de nossos consultores.

Te esperamos no nosso próximo conteúdo.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *