Pessoa trabalhando em um escritório de advocacia

Entenda porquê a Processo Ágil pode potencializar um escritório de advocacia!

Sumário

Todo escritório de sucesso tem processos bem estabelecidos e ferramentas capazes de auxiliar na gestão. 

Ter sucesso no seu negócio não significa apenas ter um bom faturamento e captar muitos clientes, está bem, além disso. Deve ser uma estratégia completa que envolve planejamento, marketing, automatização, terceirização e diversos outros fatores que interferem nos resultados e serviços apresentados. 

A Processo Ágil tem uma tecnologia de ponta que ajuda os escritórios de advocacia a crescerem, aliando inteligência artificial com uma metodologia exclusiva, resultando em um combo de produtividade e excelência nos serviços prestados.

Não importa o tamanho do seu escritório, aderir a uma tecnologia de ponta é um investimento que poderá trazer grandes resultados e fazer seu negócio crescer. Trata-se de um investimento no sucesso de seu escritório. 

No post de hoje, mostraremos como a Processo Ágil pode te ajudar no seu dia a dia e também nas mais complexas demandas do seu escritório. 

Boa leitura!

Por que potencializar seu escritório de advocacia?

Fazer a gestão de um escritório de advocacia é uma tarefa que demanda dedicação e disposição para os desafios. 

Conseguir bons resultados para atingir o sucesso profissional e/ou empresarial pode ser complexo, mas não é impossível, desde que busque boas alternativas e ferramentas para seu negócio e tenha boas escolhas nas suas decisões.

Um dos maiores desafios, tanto para o recém-formado quanto para aquele que já está no mercado há mais tempo, é sempre, a gestão do tempo.

Sem ela, perde-se produtividade, gerando ineficiência em outros aspectos da profissão, como a captação de clientes, a redução dos honorários e em casos mais graves pode perder até a credibilidade dos serviços no mercado. 

Outro fator que pode interferir nos resultados do seu escritório é a organização

Para você advogado que possui um escritório de advocacia sabe o quanto a organização é importante para as demandas e a operação da empresa. 

Uma das principais consequências da falta de organização é a dificuldade em localizar e consultar os documentos e os processos jurídicos, sendo a base do trabalho de um advogado. Além de interferir nas atividades administrativas e operacionais e também interfere nos aspectos financeiros.

Sem organização, além do escritório, perder produtividade, pode haver perda dos prazos e nenhum processo de trabalho é seguido. 

Outro resultado da desorganização é a demora no atendimento e na resolução das demandas e, finalmente, a perda dos clientes.

Pensando na gestão e em potencializar os resultados do seu escritório que a Processo Ágil elaborou 4 dicas que irão te ajudar. Vejamos:

  1. Estruture rotinas de trabalho

Uma dica muito importante para a gestão eficiente de escritórios de advocacia é estruturar rotinas de trabalho. Ela deve envolver os principais procedimentos e atividades do escritório. 

É válido determinar quais ações devem ser tomadas em relação ao atendimento ao cliente, a contratação dos serviços, o cadastro dele banco de dados e principalmente a necessidade e qual solução será dada. 

Cada escritório tem suas próprias rotinas e individualidades, cada um de acordo com o tipo de solução, porte e demandas, porém independentemente disso, é fundamental a participação de todos nesse processo. 

Realizar o mapeamento dos processos ajuda a identificar quais rotinas são executadas no escritório, facilitando o monitoramento e possíveis gargalos na rotina de trabalho. 

Quando se trata de rotina e processos, a Processo Ágil tem a expertise na área. Podemos fazer desde o diagnóstico, entendendo as necessidades de seu escritório até a implementação das rotinas totalmente focada em eficiência para o plano de crescimento para o seu escritório.

  1. Tenha ferramentas de controle

Para manter uma boa gestão e todas as rotinas sendo executadas, é necessário investir em ferramentas apropriadas, que ajudem a integrar as informações. Sem elas, acaba sendo praticamente impossível realizar uma gestão de qualidade que consiga potencializar seu escritório.

Além de integrar, essas ferramentas também padronizam os procedimentos, tornando-os mais fáceis de serem realizados.

Outro benefício resultante do uso de ferramentas como os softwares de gestão jurídica é a geração de relatórios. 

Uma boa ferramenta para advogados é composta por módulos financeiros, padronização de documentos, bibliotecas, agenda, contratos e outros recursos. 

Com isso, o advogado pode ter total controle sobre seu negócio, do cadastro dos clientes e dos processos; as finanças; os prazos dos processos; os relatórios; os indicadores de desempenho, entre outras.

A Processo Ágil tem tudo isso e ainda permite integrar os processos judiciais aos processos administrativos, além de criar um escritório com capacidade de crescimento sem grandes impactos nas rotinas, aperfeiçoa ainda mais a sua gestão, permitindo-lhe deixar focado nos resultados.

  1. Tenha uma equipe qualificada

É bastante comum vermos casos de bons escritórios que diante de uma expansão de seus negócios e com a chegada de novos clientes, se perdem e acabam diminuindo a qualidade do atendimento. Esse é um dos problemas mais comuns quando há um acúmulo de tarefas ou ferramentas inadequadas.

Ter uma equipe qualificada ajudará em todos os processos de sua organização, desde a gestão dos processos como o atendimento ao público. 

Além disso, a concorrência na advocacia está cada vez maior. O número de profissionais na OAB só aumenta, e sem uma boa estratégia de crescimento e uma boa equipe, muitos escritórios podem começar a perder espaço para novos profissionais. 

Porém, vale salientar que isto não se trata de uma guerra entre novos profissionais e os profissionais mais experientes. É apenas um alerta para os escritórios que já estão há algum tempo no mercado, mas que não estão se atualizando e estagnaram no mercado. 

Se tratando de sua equipe, priorize o treinamento e especialização deles. Eles devem ter a oportunidade de se desenvolver enquanto estiverem atuando no seu escritório. Por isso, incentive-os a participar de cursos, palestras e seminários. 

Outro ponto importante, é sempre ficar atento aos profissionais que estão saindo da universidade. Existem profissionais talentosíssimos que estão buscando lugares onde possam se desenvolver e alcançar seus objetivos profissionais e podem agregar grande valor ao seu escritório.

Por isso, vale fazer parcerias com universidades ou movimentos, como as empresas juniores para captação de bons profissionais. 

Nesse quesito, a Processo Ágil tem o prazer de treinar sua equipe com os melhores processos e rotinas preparando toda sua equipe para obter o melhor resultado e ser competitivo no mercado. 

  1. Acompanhe o desempenho, avalie e corrija os processos

A última e não menos importante dica é realizar o acompanhamento periódico das rotinas e processos de seu escritório. 

Acompanhar e avaliar seu desempenho é fundamental. Isso garante que os processos e rotinas estão sendo seguidos, assim como avalia a eficiência de cada um deles na organização. Além disso, garante também que o cliente está sendo bem tratado com as suas necessidades e demandas. 

O desempenho está relacionado à capacidade de acompanhamento dos processos, o acesso aos documentos e o constante contato com o cliente. Os escritórios que seguem essas medidas se tornam empresas de sucesso. 

Nesse sentido, a Processo Ágil realiza o acompanhamento periodicamente através de reuniões que analisam os resultados obtidos e pontos de melhoria que irão potencializar seu escritório ao crescimento.

Viu como é possível e até relativamente fácil potencializar seu escritório de advocacia com a Processo Ágil? 

Basta se aliar as ferramentas adequadas que seu negócio irá decolar e alçar voos mais altos! 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *