Sumário
- O que é o crescimento empresarial?
- Qual o momento certo para a empresa crescer?
- 5 dicas para ampliar seu negócio mantendo a qualidade
O sonho de todo empreendedor é o crescimento de sua empresa e também é um dos grandes desafios que uma organização pode ter.
Mesmo que seja um caminho natural de qualquer empresa em desenvolvimento, o crescimento traz consigo uma série de desafios. Quem nunca ouviu falar nas “dores de crescimento”?!
As dores do crescimento são justamente os desafios encontrados quando a empresa está em pleno desenvolvimento. Elas indicam que a empresa cresceu além da infraestrutura suportada e precisa desenvolver soluções, aderir a novas ferramentas, processos e novas estruturas para suportar a sua nova realidade empresarial. Porém, não deve ser encarado como algo negativo, mas sim um desafio a ser resolvido dentro de sua organização.
Existem diversas formas de interpretar o crescimento empresarial. A maioria das empresas toma como parâmetro o aumento de suas receitas, o percentual de lucro, o aumento na quantidade de vendas, a contratação de novos funcionários, o aumento das demandas, entre outros. O fato é que para qualquer crescimento, a empresa precisa estar preparada.
O post de hoje irá falar sobre esse tema e como ampliar seu negócio sem haver impacto na qualidade do que está sendo ofertado ao mercado. Boa leitura!
O que é o crescimento empresarial?
Antes de nos aprofundar um pouco mais no tema, é importante entender bem seu conceito.
O crescimento empresarial é o que permite que um negócio continue avançando e se desenvolvendo ano após ano.
É um conceito com formas diferentes de interpretação. Mas, de uma maneira geral, significa uma expansão dos resultados, maior participação e destaque no mercado, como também reconhecimento da marca. Essas são as formas mais comuns de interpretação.
O maior indício que sua empresa atingiu o crescimento empresarial e acabou estagnada devido à incapacidade de avançar mais nesse crescimento momento quando ela passa a ter uma entrega limitada: a prestadores de serviços específicos, ou regiões e pontos de venda específicos para ter uma entrega ampla. Trata-se do exercício de conduzir uma empresa pequena na replicabilidade da sua entrega.
Alguns estudos e pesquisas mostram que o crescimento empresarial e a sobrevivência das empresas estão associados a um conjunto de fatores, como conjuntura econômica favorável, formas de gestão, características pessoais dos empreendedores, adesão do mercado, engajamento dos clientes, tipo de liderança, entre outros.
O exercício de conduzir uma empresa no seu crescimento exige alinhamento, planejamento e muita capacidade de executar e gerir, por isso o gestor deve ter total ciência e capacidade de levar a empresa a outros patamares, que não deve se resumir apenas ao lucro que resultou dessas atitudes. O crescimento empresarial vai bem além dos lucros.
É uma decisão estratégica, que envolve toda a organização em busca de conquistar melhores resultados e atingir sua melhor performance a longo prazo.
Qual o momento certo para a empresa crescer?
Embora não exista uma fórmula 100% certa, existem alguns itens que precisam ser considerados. Não basta apenas coragem e ousadia para crescer e inovar no mercado.
O primeiro deles são as questões estruturais. Para poder crescer sustentavelmente, a empresa deve ter vencido as suas questões estruturais: já conseguiu ampliar faturamento e lucro com práticas de desenvolvimento.
Se sua empresa não possuir uma base forte na estrutura gerencial e financeira, dificilmente ela irá resistir às demandas mais exigentes provenientes do seu crescimento.
Outro fator importante é se a empresa tem uma estratégia de expansão para que, com foco, dedicação e tempo possa se empenhar na execução e fazer o negócio crescer de forma saudável.
Além disso, ela precisa ter clareza da sua missão, seu modelo de negócio e da sua persona. É necessário haver um alinhamento entre os empreendedores/sócios e também ter esses pontos bem definidos. Sem isso, é provável que a empresa não tenha condições de crescer.
A empresa precisa passar pelo processo correto para se estruturar e desenvolver o seu negócio de forma escalável. É necessário passar pela expansão do modelo de negócio, assim como é necessário estruturar o financeiro, os processos e o próprio comercial para a adesão a novas vendas. Após essas etapas, a empresa estará apta a iniciar o processo de crescimento. Esse sim, é o momento correto para a empresa crescer.
5 dicas para ampliar seu negócio mantendo a qualidade
Após estruturar bem a base do seu negócio e estar apto a crescer, ainda se tem um outro desafio: crescer e manter a sua qualidade no mercado.
Crescer é um desafio diário e mesmo sendo muito benéfico para todas as partes, ele traz consigo uma série de desafios e obstáculos. Por isso, preparamos essas 4 dicas para ampliar seu negócio mantendo a qualidade. Vejamos:
1. Faça um planejamento estratégico claro
Tudo deve se iniciar pelo planejamento. E o processo de crescimento empresarial não é diferente.
Antes de tudo, a empresa precisa ter norteadores estratégicos claros e um bom planejamento estratégico.
Recomenda-se que as empresas façam uma análise SWOT — Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças – da situação em que se encontram. Definindo as forças atuantes no empreendimento, assim como as oportunidades que poderão surgir, é possível potencializar as habilidades e criar uma identidade da organização no mercado.
Quando as fraquezas e ameaças forem identificadas, os gestores terão maior possibilidade de direcionar as ações corretivas de forma mais eficiente.
Pode-se utilizar também de forma complementar o método SMART — Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Prazo Definido — que é uma técnica criada com o intuito de validar objetivos e fazer o planejamento estratégico da empresa de forma mais eficiente.
É importante especificar nela o objetivo principal da empresa naquele momento, mensurar o que será necessário para alcançá-lo e o tempo hábil para as mudanças serem realizadas. É válido também avaliar se a possibilidade é realizável e relevante para a organização.
Além disso, esse plano precisa estar alinhado a um planejamento financeiro que suporte as decisões que a empresa vai tomar ao longo desse processo de crescimento.
2. Faça o controle de fluxo de caixa
Além de um planejamento estratégico claro e objetivo, é necessário que a empresa tenha um rígido controle do seu fluxo de caixa.
Para qualquer novo projeto, é necessário recurso para ele acontecer. O processo de crescimento exige uma alavancagem financeira.
Para ele ocorrer, é necessária uma boa estrutura financeira, com registros adequados e análise dos relatórios financeiros, como DRE e Fluxo de Caixa. Eles que permitam verificar a situação financeira da organização, verificando o passado e o futuro. Ou seja, o que já foi realizado e o que está sendo projetado.
3. Valorize sua equipe
Não há crescimento sem uma equipe engajada e motivada para novos desafios. Assim como não existe processo de crescimento sem investimento em pessoas.
A motivação da equipe resulta em eficiência operacional. Ao reconhecer os objetivos da empresa como seus, o colaborador tende a melhorar seu desempenho e a defender os valores da organização. Consequentemente, em um processo de crescimento, a equipe deverá crescer junta.
Por isso, é importante evidenciar o plano de carreira existente no negócio para que as pessoas saibam o que precisam fazer para crescer na organização.
Todo crescimento passa pelas pessoas. Garanta que haja uma estrutura que suporte esse crescimento, onde as pessoas saibam quais os valores da empresa, qual a cultura e quais as funções, responsabilidades e expectativas de cada cargo e posição ocupada e que com o crescimento da organização, elas também terão seu crescimento garantido e que seu empenho e engajamento seja de fato reconhecido e valorizado. Proporcione também oportunidades para que as pessoas se qualifiquem e possam trazer retorno para a organização.
Com objetivos claros e valorizando os seus, certamente as pessoas vão se dedicar mais e gerar melhores resultados.
4. Mantenha o foco na gestão
Para que a empresa cresça de forma sustentável, é necessário bastante foco. A gestão é a maior responsável para que a empresa tenha bons resultados. Portanto, é vital que ela tenha um modelo de gestão definido, saiba o que precisa ser feito, controlado e como a execução do plano será acompanhada trazendo resultados para organização.
Além disso, é necessário que a gestão possa criar metas e definir métricas e indicadores para que consiga mensurar bem os resultados.
5. Não desanime com resultados negativos
Por fim, não desanime com resultados negativos. Dificuldades existem para qualquer negócio e o segredo é arriscar com responsabilidade. Por isso, é importantíssimo que a gestão direcione bem o crescimento de seu negócio, para que os resultados sejam positivos e satisfatórios.
O crescimento empresarial pode ser realizado de forma sustentável, basta executar de forma responsável e planejada. Coloque agora mesmo em prática nossas dicas e veja a sua empresa alcançar excelentes resultados com um crescimento saudável no mercado!