Pessoa se pendendo no controle financeiro

A importância do controle financeiro no escritório de advocacia e como exercê-lo

Quem nunca precisou organizar o controle financeiro do escritório e passou por dificuldades?

Bom, essa é uma situação muito comum no mercado, principalmente em escritórios de advocacia, e necessário estarmos por dentro do assunto e entender como exercê-lo dentro do nosso negócio.

Pensando nisto, criamos um conteúdo repleto de informações e dicas para você ver como o controle financeiro pode ser organizado.

Tenha uma ótima leitura!

O que é controle financeiro?

O controle financeiro é responsável ​​por gerenciar as despesas de uma família ou empresa, equilibrar as finanças, fazer investimentos, formar reservas de emergência e outras etapas importantes para manter a saúde financeira de uma empresa.

Basicamente, é um processo baseado na análise da posição financeira geral de um negócio por meio de avaliações como relatórios, fluxo de caixa, etc.

A partir daí, podem ser traçadas metas e possíveis planos de ação traçados para melhorar ou aumentar o crescimento financeiro do negócio.

A importância do controle financeiro!

Sabe quando é preciso tomar uma decisão, por exemplo, um investimento, mas não tem certeza se é o melhor momento, se tem dinheiro suficiente, se tem um motivo…? Bem, os controles financeiros das empresas podem ajudar nesses tempos.

É o ato de avaliar a saúde financeira de uma empresa para que os gestores responsáveis ​​possam traçar estratégias com base nos dados obtidos em relatórios e transações.

No exemplo das necessidades de investimento que retratamos acima, bons controles financeiros ajudarão os gerentes a responder a essas perguntas instigantes.

Ou seja, é uma forma de apresentar a real situação, condições e necessidades da empresa.

Assim, estratégias mais decisivas podem ser traçadas, por exemplo, diante de crises, períodos de alta ou baixa demanda, sazonalidade, valorização do dólar, etc.

Como fazer o controle financeiro no escritório de advocacia?

Com tantos desafios, o controle financeiro dos escritórios de advocacia parece ser uma forma de estar preparado para qualquer situação. Afinal, quem pratica uma boa gestão financeira tem mais previsibilidade sobre suas contas e está mais preparado para a instabilidade financeira. Vale ressaltar que apenas utilizar anotações e planilhas para esse controle pode não ser suficiente.

Assim, apontamos a seguir algumas práticas básicas de controle financeiro dos escritórios de advocacia para que a direção do escritório fique nas mãos dos gestores.

Avalie e defina um orçamento inteligente

Os controles financeiros de um escritório de advocacia dependem inicialmente de uma avaliação da situação financeira atual. Avalie se as despesas pessoais são separadas das despesas do escritório, estabeleça relações trabalhistas com sócios para evitar perda de controle financeiro, avalie os custos fixos e variáveis ​​(despesas operacionais, impostos, etc.).

Por meio da avaliação, você terá uma visão geral da situação financeira do escritório e poderá criar um orçamento realista. Não se esqueça que um orçamento inteligente fornece um fundo de emergência, um importante meio de lidar com imprevistos como a instabilidade do mercado financeiro.

Controle o fluxo de caixa

Um bom controle de fluxo de caixa envolve a documentação de previsões de entrada e saída, modelos de precificação de serviços, rastreamento de custas judiciais, cobrança de honorários advocatícios e muito mais.

Essa medida é fundamental para o controle financeiro de um escritório de advocacia, pois permite uma visão completa da situação financeira e visibilidade das informações financeiras.

Defina objetivos e metas

Definir metas e objetivos e, com base nisso, desenvolver um plano de ação para alcançá-los são ações fundamentais no planejamento de um negócio. No controle financeiro de um escritório de advocacia, eles são muito importantes porque determinam o rumo dessa gestão.

Expandir seus negócios, aumentar honorários advocatícios ou reduzir custos é o principal objetivo? Seja o que for, estabeleça uma meta (uma com prazo para conclusão) para saber exatamente para onde seu escritório está indo.

Quais são as vantagens de investir em um software para controle financeiro?

Como falamos muito sobre benefícios, que tal compreender como um software para controle financeiro pode impactar sua empresa?

Logo no primeiro dia de uso, você vai experienciar melhorias como:

  • Otimização do tempo
  • Redução de gastos desnecessários
  • Minimização da taxa de inadimplência
  • Maior controle dos prazos de pagamento
  • Possibilidade de realizar projeções financeiras mais assertivas
  • Maior poder de acompanhamento dos recebimentos

Tudo isso para auxiliar na tomada de decisão do seu negócio e elevá-lo de patamar no menor tempo possível.

Um dos grandes benefícios de utilizar um software de controle financeiro é que ele permite que você entenda onde ganha e perde dinheiro.

É um tipo de visualização e análise que as planilhas e os programas limitados não oferecem.

Por isso, ao implementar um processo de controle financeiro empresarial em sua empresa, lembre-se de como a tecnologia pode ser decisiva para o sucesso da sua operação.

Agora, basta uma última ação: escolher o melhor software. Você já sabe qual o melhor do mercado? A gente te apresenta!

Conclusão

Conseguimos perceber, que o controle financeiro, além de uma estratégia essencial para os escritórios de advocacia, também funciona como um impulsionador para o sucesso de um negócio.

Nós, da Processo Ágil, estamos sempre atentos nas mudanças e mantendo o controle financeiro do negócio o mais organizado possível.

Esperamos que este conteúdo tenha sido válido para você! Qualquer dúvida, basta conversar com um de nossos consultores.

Até o próximo artigo.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *