Mulher trabalhando com planejamento estratégico em escritórios de advocacia

3 melhores dicas para fazer um planejamento estratégico em escritórios de advocacia

Criar um planejamento estratégico pode parecer uma tarefa difícil, e dependendo da situação realmente é! Porém, sabemos que ele é essencial para o desenvolvimento e o sucesso de um negócio, proporcionando inúmeras vantagens.

Existe aquele famoso ditado que devemos “organizar a casa” para deixar alguém entrar, e ele faz muito sentido, sabia? O seu negócio precisa estar inteiramente organizado para a fidelização de um cliente ou até mesmo para o ambiente se tornar mais produtivo e aconchegante para se trabalhar.

Neste conteúdo, iremos explicar para vocês, como o planejamento estratégico é uma ótima saída para os escritórios de advocacia e como montá-lo.

Tenha uma boa leitura!

Afinal, o que é um bom planejamento estratégico?

É todo o processo de criação e execução de uma estratégia para atingir os objetivos dentro de uma organização. Desde a definição de metas e métricas, até a tomada de decisão, mobilização e ação efetiva para alcançar propostas focadas no sucesso do negócio.

O planejamento entra na metodologia (meios), enquanto a estratégia vem nas seções criativa, analítica e de tomada de decisão.

Contanto que você queira, o plano pode ser concluído. Tudo vai depender do que você espera alcançar atualmente com sua empresa.

E como o planejamento estratégico pode ajudar os escritórios de advocacia?

O objetivo do planejamento estratégico é ajudar todas as empresas a atingirem seus objetivos finais, e escritórios de advocacia também são empresas, certo?

Basta fazer uma busca rápida por “planejamento estratégico de escritório de advocacia” para encontrar uma variedade de informações e abordagens para ajudá-lo a desenvolver e executar planos de curto, médio e longo prazo. A partir disso, você deve sempre lembrar que o melhor modelo de planejamento é aquele que mais se adequa a você e ao seu escritório.

Não importa qual seja o seu objetivo, o planejamento estratégico é o melhor plano que você pode seguir, e encontrar o caminho é o primeiro passo!

Como montar um planejamento estratégico para os escritórios de advocacia!

Agora que você já sabe que os escritórios de advocacia também podem ter um planejamento estratégico promissor, que tal colocarmos isto em prática?

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a criar e estruturar o seu negócio, confira:

1. Estabeleça metas mensuráveis

A identificação de metas deve ser o ponto de partida para todo o planejamento estratégico de um escritório de advocacia. Afinal, para chegar a algum lugar, primeiro você precisa saber para onde quer ir, certo?

Metas na advocacia, como qualquer outro objetivo, precisam ser tangíveis e mensuráveis. Reconhecemos este ponto novamente (sempre que temos a chance). Afinal, é o acompanhamento tangível e ponderado desses objetivos que garantirá que eles cheguem e se transformem em verdadeiras conquistas.

OKR na advocacia

De maneira resumida, as metas construídas utilizando essa metodologia listam o objetivo a ser alcançado e a maneira como essa conquista vai ser medida. Cada OKR segue a seguinte estrutura:

  • Eu vou (Objetivo) medido por (esse conjunto de Key Results).

Exemplo:

  • Eu vou conquistar 5 novos clientes até julho e medir esse número mensalmente por meio do relatório de clientes do meu software jurídico.

Metas SMART na advocacia

O segundo método que recomendamos são as metas SMART. O nome pode ser mais complexo do que realmente é. Para escrever uma meta SMART, é só levar em consideração estes cinco atributos: S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).

Na prática, é basicamente descrever um objetivo específico, possível de ser alcançado, relevante o suficiente para fazer você e sua equipe procurar meios para alcançá-lo. E, claro, colocar um prazo para que essa meta seja concluída.

Então, você pode trocar este modelo de meta:

  • Aumentar o número de clientes do escritório.

Por este aqui:

  • Conquistar 5 novos clientes até julho.

2. Atribua as metas para os responsáveis

Definir metas sem atribuir responsabilidades é como escrever suas metas de planejamento estratégico para seu escritório de advocacia no papel e jogá-las no ar na esperança de que alguém as pegue e se comprometa com uma delas.

Separe o responsável, seja um colaborador ou uma equipe, para lidar com cada objetivo, pois a organização é uma das chaves para alcançar o planejamento estratégico.

Mas lembre-se de que delegar uma meta a alguém não significa que ela seja a única a fazer o trabalho duro, ok? Toda a empresa tem que contribuir para o alcance dos objetivos e o responsável apenas supervisionará, fiscalizará e facilitará essa realização.

3. Use as ferramentas ideais!

Por último, mas não menos importante, está a escolha das ferramentas. Afinal, depois que um escritório de advocacia formula um plano estratégico, ele precisa destacar ações específicas para colocá-lo em prática.

Ao realizar um determinado plano, algumas ferramentas são essenciais. Para determinar quais são essenciais para você, você precisa olhar para cada objetivo. Por exemplo, o que você precisa para conquistar novas parcerias e conquistar mais clientes? Melhor aproveitamento do tempo? Uma rotina mais automatizada e organizada? Gestão de processos que exige menos esforço de você e sua equipe?

Conclusão

Esperamos que este conteúdo tenha conseguido esclarecer as suas dúvidas e mostrar a verdadeira importância do planejamento estratégico para os escritórios de advocacia!

Nós, da Processo Ágil, sempre estamos em busca da realização do melhor planejamento estratégico possível para o cumprimento das nossas metas.

Caso tenha alguma dúvida, converse com um de nossos consultores, que te ajudaremos da melhor maneira possível!

Até o próximo conteúdo.

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