Mulher vendo como a emissão de boleto automática é mais prático

Emissão de boleto automática: 8 vantagens do processo para os clientes e para o escritório

Hoje o nosso conteúdo será bem leve, porém de extrema importância! Quem nunca ouviu falar em boletos? Ele continua sendo uma das formas mais populares de se cobrar uma pessoa física ou jurídica, sabia?

A emissão de boleto automática está sendo uma alternativa de organização e praticidade de muitos negócios, e te mostraremos as vantagens que ele oferece para essas empresas.

Está pronto para saber como ele pode agregar mais valor ao seu negócio e ser um facilitador de processos?

Continue lendo este conteúdo.

Emissão de boleto automática: o que é um boleto bancário?

O boleto bancário é um método de pagamento amplamente utilizado no Brasil para receber um valor. Tanto pessoas jurídicas quanto pessoas físicas podem emitir esses títulos, desde que possuam conta bancária e contrato de carteira de cobrança com o banco.

Os documentos podem ser emitidos como modelos individuais ou livretos. Em ambos os casos, é composto por campos específicos para garantir que o valor pago chegue ao seu destino final. Embora seja um documento bem estruturado, ainda tende a gerar dúvidas sobre o preenchimento das informações. Mas não se preocupe, explicaremos tudo sobre esses dados logo abaixo.

Emissão de boleto automática: como ele funciona?

Primeiro, para gerar um recibo, uma empresa ou pessoa física precisa abrir uma conta corrente. Os principais bancos brasileiros dão suporte para abertura dessas contas, e caso você tenha alguma dúvida, recomendamos que procure os gestores dessas instituições financeiras.

A pessoa física ou jurídica a quem o pagamento é efetuado (transferente) identifica o cliente (pagador) e estabelece o prazo de pagamento, ou seja, a data de vencimento.

O pagamento dos arquivos pode ser feito de diversas formas. Para clientes com contas bancárias, existem diversos canais de atendimento.

Além dos caixas nas agências, existem terminais de autoatendimento, banco online, serviços telefônicos ou aplicativos para smartphones. Também são aceitos pagamentos em casas lotéricas, agências dos correios do Banco Postal e agentes bancários em geral.

Quando é concluído o pagamento, a sua instituição tem acesso às informações e títulos pagos. Assim, você consegue ter um controle maior em questões financeiras.

Emissão de boleto automática: os tipos de boleto

Existem diferentes tipos de carteiras e boletos bancários, separamos uma listinha com os mais populares, assim, você consegue ficar mais por dentro deste assunto. Vamos lá?

1. Boleto simples

O boleto simples é um dos mais conhecidos porque o banco não precisa ser informado quem vai pagar o valor do documento. No entanto, um valor e uma data de validade devem ser especificados.

Muitas empresas optam por boletos simples porque os bancos costumam cobrar apenas pelo boleto em si. Portanto, se um cliente desistir de uma compra, não há necessidade de pagar pelos serviços bancários, e as taxas de juros costumam ser mais baixas, mesmo em títulos tarifários.

Porém, nem tudo que é simples é favorável. Uma desvantagem dessa abordagem é que, se o pagador não quiser pagar, pode não ser cobrado juros, aumentando a chance de fraude.

2. Cobrança com registro

No caso da cobrança registrada, a empresa vendedora precisa identificar e informar ao banco o nome do cliente e CPF ou CNPJ. Preços e condições de pagamento também são fixos. Ao emitir tal documento, o cedente cria um documento e o envia ao banco.

O pagamento é feito antes do envio, se o pagamento não for feito a conta será cancelada, não há direito a contestação pois o item não foi despachado.

Uma das principais vantagens é que a ficha cadastral oferece maior segurança ao pagador, pois facilita o controle do cadastro do pagador. Além disso, a empresa evita erros de cálculo de multas e cobranças no vencimento das contas.

Emissão de boleto automática: como emitir?

Por exemplo, as próprias instituições bancárias oferecem diversos sistemas além de programas para geração de documentos bancários ou softwares para integração com ERP.

A emissão de boletos automáticos ainda é a melhor escolha, focando na praticidade e conforto do negócio.

Confira nosso passo a passo sobre como emitir um boleto automático:

  1. Abra uma conta-corrente compatível com a emissão do boleto, ou solicite a inclusão desse serviço ao seu banco.
  2. Escolha um software para emissão do boleto, seja junto ao banco, seja por meio de uma ferramenta de outro fornecedor.
  3. Reúna os dados do cedente (você ou sua empresa, que faz a cobrança) e do sacado (cliente), além do prazo para o pagamento e o valor do título.
  4. Siga os passos de geração da cobrança da ferramenta escolhida por você a fim de obter o documento.
  5. Imprima, encaminhe um link com o documento ou envie-o por e-mail ao cliente, para que ele tenha acesso ao boleto.
  6. Controle o pagamento de cada boleto ou parcela de carnê separadamente, junto ao banco.
  7. Quando solicitado pelo cliente, caso ele não tenha pago até a data do vencimento, atualize o prazo.

Emissão de boleto automática: as vantagens do processo

Cartão de crédito, paypal, pagseguro, bitcoin… estão em alta, e vão continuar subindo no futuro, exatamente como os boletos!

De todas as burocracias financeiras existentes no mercado, o boleto bancário é um importante facilitador do processo, principalmente para micro e pequenas empresas.

Confira nossa lista de vantagens!

  1. Cobrar de forma impessoal, já que você pode fazer o envio do boleto por e-mail, ou enviá-lo impresso pelo correio, sem precisar visitar o cliente para faturar.
  2. Diversificar vias para receber a fim de facilitar a vida do cliente e evitar perda de vendas.
  3. Cobrar mesmo de quem não tem conta bancária nem cartão.
  4. Reduzir custo da cobrança em comparação com tarifas de operadoras de cartão.
  5. Cálculo facilitado de multas e juros de mora, em caso de atraso.
  6. Controle de recebimento de cada boleto.
  7. Mais rapidez para receber o pagamento do que em relação a cartões, por exemplo.
  8. Possibilidade de protesto em caso de não pagamento de mercadorias entregues ou serviços realizados.

Conclusão

Vimos neste conteúdo, o quão importante a emissão de boleto automática é importante para o mercado financeiro e também para as empresas, não é mesmo?

Nós, da Processo Ágil estamos sempre de olho em como este mercado vem mudando e como as empresas podem optar por ferramentas mais práticas e simples, focando na otimização de seus processos como um todo.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo, caso queira saber um pouco mais, basta entrar em contato com um de nossos consultores.

Até o próximo conteúdo!

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *