Pessoa trabalhando com advocacia extrajudicial

Advocacia Extrajudicial: o que é e como atuar

Hoje o nosso conteúdo será sobre um termo que também é muito falado e comentado no mercado jurídico.

Trabalhar com advocacia é um grande desafio, e sabemos que existem diversos caminhos para um advogado atuar, mesmo sendo um mercado bastante competitivo, todos os dias surgem novas oportunidades de caminhos para este profissional trilhar.

Por exemplo, você já ouviu falar sobre advocacia extrajudicial?

Pois bem! Esta é uma das atuações que está crescendo bastante no Brasil, justamente pela rapidez que ela proporciona tanto para o profissional quanto para os seus clientes.

Pronto para saber um pouco mais sobre ela?

Continue acompanhando o nosso conteúdo!

O que é a advocacia extrajudicial?

Esse é um aspecto contido no campo mais amplo do direito: a desjudicialização.

A advocacia extrajudicial é um campo relativamente novo no Brasil, porém ainda é uma boa opção.

O papel da advocacia extrajudicial é entregar ao judiciário casos que realmente exijam a participação do judiciário, ou seja, reduzir a pressão sobre o sobrecarregado sistema judiciário brasileiro e agilizar a resolução de problemas que precisam ser resolvidos.

A advocacia extrajudicial é, assim, um modelo baseado na parceria entre um advogado e os chamados serviços extrajudiciais, que são primeiramente representados por um notário.

Muitos atos que antes deveriam ser resolvidos pelo judiciário podem ser praticados sem a intervenção do cartório, como separações, divórcios, união estável, listas, testamentos, contratos, usucapião extrajudicial, etc.

Como atuar na advocacia extrajudicial?

Pois bem, é um fato muito importante que um advogado que saiba trabalhar com serviços extrajudiciais estará sempre um passo à frente de todos os demais, e isso se deve a uma série de fatores.

A agilidade pode ser considerada um desses fatores importantes, pois uma questão que antes levava anos para ser resolvida agora pode levar dias ou até horas para ser resolvida em cartório.

Além disso, na advocacia extrajudicial, muitas situações estão disponíveis para diferentes aplicadores da lei. Por exemplo, um bom profissional da área pode aconselhar seus clientes a usar atos notariais como meio de prova ou organizar testamentos públicos – tudo de forma rápida, com segurança jurídica e confiança pública.

Por fim, os advogados que trabalham com cartórios ajudam a diminuir a carga do judiciário brasileiro e promovem a desjudicialização do sistema.

Opções de atuações na advocacia extrajudicial

Separamos uma lista para com as principais áreas de atuação na advocacia extrajudicial.

Parecer Jurídico

Esta área centra-se na elaboração de relatórios detalhados, normalmente concluídos após o atendimento ao cliente, nos quais os advogados emitem parecer de acordo com a legislação em vigor.

Na verdade, serve como uma garantia de serviço de qualidade e também ajuda os clientes a economizar dinheiro e resolver seus casos mais rapidamente.

Inventário, divórcio e usucapião extrajudicial

Uma boa linha de advocacia extrajudicial, onde certos requisitos são atendidos, é abordar questões como divórcios por consentimento mútuo, processos judiciais e liquidação. Vale lembrar que todo esse trabalho exigido por lei só pode ser realizado na presença de um advogado.

A maior vantagem para clientes e profissionais é a agilidade, já que no judiciário esses processos podem levar anos, enquanto com o atendimento podem ser resolvidos em questão de semanas.

Acordo consensual

Trata-se de estabelecer um acordo amigável entre duas ou mais partes. Este é mais um caso em que se ganha mais celeridade na via extrajudicial do que na via judicial.

Área previdenciária

Nessa área, as primeiras etapas do processo, ocorridas perante à autarquia, podem ser realizadas extrajudicialmente.

Embora os clientes possam solicitar a aposentadoria sem a necessidade de um advogado, os pedidos geralmente são cancelados ou negados.

Os motivos mais comuns são que os solicitantes não entendem as orientações da lei e que os documentos exigidos não são enviados corretamente.

Consultoria jurídica

Nada mais é do que consultar os clientes para orientá-los da melhor forma possível de acordo com cada necessidade.

Neste caso, porém, a consulta foi realizada por via extrajudicial.

É possível ganhar dinheiro com a advocacia extrajudicial?

E a resposta é: Sim!

Embora esse tema não seja discutido em muitas faculdades de direito, a advocacia extrajudicial tem papel fundamental na celeridade e resolução de muitos casos! Esta é uma de suas maiores diferenças.

Como comentamos no início do conteúdo, ela está em expansão no Brasil e alguns profissionais já estão acompanhando seu trabalho.

A advocacia extrajudicial é uma atividade extremamente necessária para as pessoas, sendo perfeitamente possível obter sucesso e ganhar dinheiro com ela.

Conclusão

Independente da sua atuação como advogado, é sempre necessário estar estudando e entendendo o mercado cada vez mais, pois é isto que te faz um profissional diferenciado.

Neste conteúdo, conseguimos entender que a advocacia extrajudicial não é só bom para o profissional, mas também, para o cliente como um todo.

Nós, da Processo Ágil, estamos sempre buscando ajudar os nossos clientes e advogados, caso você queira conferir os nossos conteúdos, basta acessar o nosso blog.

Até o próximo conteúdo.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *