Sumário
- 1. Invista na organização do seu escritório
- 2. Realize análises para descobrir como fazer o escritório de advocacia crescer
- 3. Crie estratégias de marketing
- 4. Saiba criar a sua própria network
- 5. Utilize a tecnologia a seu favor
Saber manter o escritório de advocacia em pleno desenvolvimento e crescimento não é tão simples, ainda mais quando não se tem muita experiência com gestão. Entretanto, também não é uma tarefa impossível. Com um pouco de dedicação, esforço e estratégias de mercado, os resultados começam a aparecer de forma natural.
Se esse é o seu caso, continue a leitura e descubra quais fatores devem ser priorizados para que o seu escritório prospere.
1. Invista na organização do seu escritório
Para que o seu empreendimento possa crescer de forma saudável, é fundamental que você passe a enxergá-lo como uma empresa. É preciso levar a organização a sério, e não nos referimos à organização do ambiente de trabalho (que também é importante), mas à organização financeira, de funcionários e de processos de trabalho.
É preciso cumprir prazos, realizar pesquisas de fornecedores, investir em relacionamento com o cliente, prezar pela qualidade na entrega dos serviços etc. São medidas como essas que farão o seu escritório passar de amador a profissional e, consequentemente, levá-lo a um estágio maior no mercado.
2. Realize análises para descobrir como fazer o escritório de advocacia crescer
Faça análises SWOT para descobrir quais são as suas fraquezas e forças, onde estão e quais são as oportunidades que o mercado pode oferecer para o seu escritório, e o principal: quais são as ameaças competitivas presentes na realidade em que a sua empresa está inserida. Dessa forma, é possível descobrir quais são os seus pontos fortes e destacá-los para o cliente.
Tão importante quanto entender o que você pode oferecer de melhor é saber onde os seus concorrentes estão errando, o que eles têm oferecido de bom, quais são os diferenciais deles. Enfim, é preciso realizar um verdadeiro raio X da sua empresa e dos concorrentes para, posteriormente, colocá-los em contraposição e enxergar onde você pode melhorar.
3. Crie estratégias de marketing
O primeiro passo é identificar quem é o seu público-alvo e, dentro dele, como se comporta a sua persona. Para isso, vale realizar pesquisas com os seus clientes atuais e também analisar os panoramas de mercado para chegar às conclusões necessárias.
Em primeira instância, o marketing de conteúdo pode ser uma excelente ferramenta. Invista em um bom blog e redes sociais com conteúdos relevantes para os seus clientes.
Para descobrir se as suas estratégias estão funcionando, é importante criar metas e planejar como atingi-las. Saiba quantos clientes é preciso conquistar no mês, quantos contatos precisam ser feitos, quantos artigos devem ser publicados e quanto em dinheiro você pode investir.
4. Saiba criar a sua própria network
Nenhum profissional, principalmente os que oferecem serviços, consegue crescer sem uma boa rede de contatos. Para construir uma network sólida e eficiente, é preciso ter bastante paciência, pois é um serviço de formiguinha. Esteja presente em eventos relacionados com a sua área de atuação, participe de grupos em redes sociais (ativamente), indique colegas de trabalho sempre que puder e cuide da sua imagem pública.
O objetivo é fazer com que as pessoas pensem em seu nome sempre que pensarem no tipo de serviço que você presta, da mesma forma que pensamos em McDonalds quando alguém fala em hambúrguer ou batatas fritas. É claro que não é tão simples assim, mas se você conseguir ser lembrado ao menos no bairro em que atua já é um bom começo.
5. Utilize a tecnologia a seu favor
Existem softwares e aplicativos voltados exclusivamente à gestão de escritórios de advocacia. Neles é possível obter algumas funcionalidades interessantes, como:
- cadastro automático de processos;
- controle financeiro;
- geração de relatórios;
- controle de tarefas e eventos.
O que diferencia os escritórios profissionais dos amadores é a organização utilizada para lidar com clientes. Saber prospectar, ter um plano de ação para descobrir se os objetivos estão sendo alcançados, cuidar do financeiro e investir em divulgação farão com que a sua marca se torne cada vez mais conhecida e procurada. A partir daí, a expansão é questão de tempo.
Agora, que já descobriu algumas dicas sobre como fazer o escritório de advocacia crescer, compartilhe esta postagem nas redes sociais e mostre que você se preocupa com a saúde do seu empreendimento.