De acordo com a Portaria CNJ nº140/2024, todos os sistemas judiciais sensíveis devem empregar o uso de autenticação de dois fatores. Para o acesso aos sistemas e captura de processos, todos os usuários devem cadastrar o QR Code emitido pelo website do tribunal em seu celular por meio de um aplicativo autenticador qualquer. Todavia, este tutorial utiliza o Google Authenticator.
Para que a captura processual seja garantida, é necessário cadastrar o QR Code de autenticação original no sistema ProcessoÁgil. Caso use o autenticador e não possua o QR Code original, emitido pelo PJe, veja como Exportar o QR pelo Google Authenticator.
Cadastro da Autenticação de 2 Fatores – Primeiro Acesso:
Passo 1 – Em algum site de tribunal, faça o seu login com Certificado Digital

Passo 2 – Após acessar com o Certificado, aperte o botão “Configurar Novo Dispositivo”

Passo 3 – No seu aplicativo autenticador, leia o QR Code mostrado na tela. Exporte a tela do PJe com Ctrl+P ou tire uma print. Guarde esta imagem.


Passo 4 – Cadastre no PJe o código que aparece no app autenticador, e aperte em CADASTRAR

Passo 5 – No sistema ProcessoÁgil, vá no perfil que possui o certificado A1.

Passo 6 – Vá para Mais Opções > Configurações > Senhas de Tribunais

Passo 7 – Em Alterar Token A1, insira a imagem do QR Code original, emitido pelo PJe. Clique em Confirmar para salvar as alterações.

Cadastro da Autenticação de 2 Fatores – Exportação do Google Authenticator
Passo 1 – No Google Authenticator, clique no ícone do Menu e em Transferir Contas.


Passo 2 – Aperte Exportar Contas, e selecione a conta do PDPJ para exportar.

Passo 3 – Entre em contato com o suporte informando o nome do advogado do QR Code e o escritório no qual ele trabalha, enviando o QR Code exportado pelo seu aplicativo autenticador.
Osuporte é feito através do número 84 4141-6120 (WhatsApp) e pelo e-mail suporte@processoagil.com.br
