Pessoa aprendendo sobre software para advogados

Software para advogados: modernize seu negócio com a Processo Ágil

Sumário

Antes de tratarmos sobre software para advogados, faz-se necessário uma pequena introdução. Com a ascensão da tecnologia e a inovação no mercado, os softwares se tornaram ferramentas fundamentais para uma gestão de alta qualidade. 

Todo advogado sente na pele os resultados de uma rotina corrida e cheia de compromissos. Muitas vezes, acabam não tendo tempo de dar atenção às demais necessidades do seu negócio. 

Não é de hoje que os advogados são conhecidos como profissionais multitarefas. Segundo a 2ª edição do Censo Jurídico divulgada em 2019, 18% dos profissionais jurídicos entrevistados acreditavam que o grande vilão do ano seria a desorganização.

Muitos advogados até os dias atuais acabam apostando nas planilhas para organizar sua rotina e torná-la mais eficiente.

No entanto, esse método acaba tendo dois problemas básicos: o primeiro, como não há integração, as informações entre as planilhas se duplicam e se perdem, gerando ainda mais desorganização; o segundo, é que o advogado trabalha com a planilha, mas a planilha não trabalha para o advogado, deixando algumas demandas deficientes ou até mesmo descobertas de resoluções.

Com isso, a combinação perfeita entre tecnologia de ponta e facilidade de uso tem se tornado uma ferramenta poderosa para manter seu escritório organizado, automatizado e eficiente no seu dia a dia.

Pensando nisso, a Processo Ágil vai te mostrar como é possível modernizar seu negócio através do software para advogados. 

O que é um software para advogados?

Um software é um programa de computador ou sistema digital que obedece aos comandos do usuário para realizar uma determinada ação. 

Já o que chamamos de software para advogados, como o próprio nome sugere, são ferramentas que têm como principal objetivo otimizar e organizar algumas atividades do cotidiano de um advogado e/ou seu escritório de advocacia. 

Por muito tempo se teve uma visão “limitada” dessas ferramentas. O software acabava se resumindo apenas a gestão de processos.  Com o passar do tempo e o avanço tecnológico, passou-se  a ter uma interpretação mais “ampla”, a expressão “software para advogados” indicaria qualquer solução de tecnologia com recursos que consigam facilitar o trabalho na advocacia. 

Não importa se você é apenas um advogado em início de carreira e sem escritório ou se já possui um grande escritório, esses sistemas podem ser um grande facilitador na hora de separar algum tipo de documento dos clientes, informar algum prazo ou até mesmo fazer uma consulta rápida sobre algum dado.

Na prática, um bom software deverá te oferecer funcionalidades para poder trabalhar de maneira mais otimizada e te ajude na gestão do seu escritório de advocacia em diversos aspectos:

  • Acompanhamento de processos judiciais;
  • Acompanhamento de processos administrativos;
  • Controle de honorários;
  • Consulta de processos e documentos;
  • Gerenciamento de agenda;
  • Gestão de contratos;
  • Acompanhamento de relatórios. 

Quais são os principais desafios de um advogado?

Embora a correria seja uma rotina desafiante, a rotina de um advogado pode trazer também outros desafios: 

  • Gerir bem o tempo para todas as demandas do dia a dia;
  • Expressar-se de maneira articulada e convincente;
  • Ter coerência com o que se expõe;
  • Profundidade técnica para quebrar os intrincados temas da área de atuação;
  • Cuidado com sua imagem e com a publicidade dela;
  • Captação de novos clientes;
  • Acompanhamento de processos;
  • Relacionamento com seus clientes;
  • Presença constante em seminários, congressos, simpósios, cursos e conferências.

Os desafios são inúmeros, não é mesmo?! Para isso, alguns softwares podem ajudar, desde que não se limitem ao mero controles de processos.

Um bom software de gestão de escritórios de advocacia, além de acompanhar os processos também apoiam o escritório na administração financeira à Business Intelligence.

Como sei se preciso de um software para advogados?

Na maioria das vezes, é uma percepção muito difícil. Os advogados não conseguem perceber que estão com o tempo muito curto, simplesmente por já estarem acostumarem com a rotina corrida e por isso, não param para pensar se existe alguma forma de reduzir essa carga e melhorar a gestão. 

Por isso, a nós da Processo Ágil, destacamos alguns pontos que podem servir como um sinal de alerta para a necessidade da implementação de um software em seu escritório de advocacia. Vejamos:

  • Falta de controle e acompanhamento das tarefas da equipe;
  • Falta de acompanhamento do andamento dos processos;
  • Perda de documentos;
  • Falta de controle da agenda;
  • Perda de prazos;
  • Falta de feedbacks para clientes;
  • Dificuldade para buscar por informações de processos e clientes;
  • Problemas para arquivar processos;
  • Falta de gestão financeira.

Embora seja problema comuns em diversos tipos de negócios e também comuns na advocacia, são situações que podem ser resolvidas com apenas uma ferramenta, o software para advogados.

Como a Processo Ágil pode modernizar seu negócio?

Não há forma melhor de modernizar um negócio que um software totalmente personalizado, de acordo com suas necessidades e demandas; e com tecnologia de primeiro mundo, trazendo soluções inovadoras e eficientes para seu dia a dia. 

Vejamos alguns soluções que a Processo Ágil vai trazer:

1. Diagnóstico do seu negócio

A Processo Ágil conta com consultores especializados capazes de diagnosticar seu negócio, entendendo as reais necessidades do advogado ou escritório. 

Através de um mapeamento dos processos internos e entendendo como funciona a rotina do negócio, é possível identificar a melhor forma de implementar a plataforma, pontuando as melhorias, treinando a equipe e focando no crescimento do seu negócio. 

2. Monta seu escritório virtual 

Com uma plataforma totalmente online e moderna que possibilita o acesso aos dados de qualquer lugar, facilitando a vida de qualquer advogado e reduzindo os custos da organização. O armazenamento de dados é todo na nuvem, não havendo necessidade de investir em equipamentos de alto valor, como servidores. 

Praticidade e facilidade de acessos às informações em tempo real em um só lugar. Além de possibilitar que seu foco esteja todo voltado para seus casos, reuniões, idas aos tribunais e na melhor resolução para seus clientes.

3. Gestão de processos jurídicos

Com uma tecnologia exclusiva que utiliza inteligência artificial para captura automática de dados processuais, busca todos os seus processos, publicações e andamentos e inserem na plataforma sem você precise preencher absolutamente nada.

Todos os seus processos em um único lugar, atualizados diariamente e sem precisar entrar nos sites dos tribunais. Além, de centralizar as informações processuais, permite também realizar as cobranças de honorários, notifica seus clientes com o progresso do seu processo, faz o controle de contratos, cria modelos inteligentes para documentos padronizados e também integra sua agenda a seus compromissos jurídicos. 

4. Gestão financeira do seu negócio

Algo que muitas vezes acaba sendo negligenciado é a gestão financeira

Em um único software, conseguirá controlar as despesas e receitas de seu negócio. Em poucos cliques, é possível gerar boletos e enviar notas fiscais para seus clientes, facilitando as demandas financeiras e reduzindo a taxa de inadimplência do seu negócio. 

Além disso, é possível também visualizar facilmente as informações financeiras da sua empresa que facilitarão as tomadas de decisões baseadas em dados reais. 

Conclusão

Viu como é possível modernizar seu negócio com a Processo Ágil de forma simples, fácil e acessível com um único software?!

Encontrar todas as informações, incluindo clientes e valores, em um lugar só, irá te economizar bastante tempo para focar em outras áreas e até mesmo no crescimento do negócio. 

Uma ferramenta de gestão é mais que necessária para aumentar a produtividade, organizar a rotina do seu dia a dia e te dar tempo para gerir bem seu negócio. 

Embora cada advogado ou escritório tenha necessidades específicas, um bom software traz as melhores soluções que se encaixem exatamente a sua realidade, mantendo seu negócio organizado e eficiente. 

Se ainda não tem seu negócio modernizado ou ficou alguma dúvida, entre em contato conosco que iremos te ajudar! 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *