software jurídico

Software jurídico: entenda o que é e quais os seus benefícios

Sumário

Se você possui um escritório de advocacia, sabe o quão importante é estar sempre organizado e em dia com as obrigações — e nós sabemos que essa não é uma tarefa fácil. Mas não se preocupe! Com todo o seu avanço, a tecnologia vem oferecendo no mercado diversas ferramentas para simplificar a rotina dos advogados, e o software jurídico é uma delas!

Hoje em dia, ter um software jurídico que auxilia na gestão do escritório se tornou indispensável devido às vantagens que ele oferece — que vão desde o alerta de compromissos até a gestão financeira do negócio. Por apresentar diversas funções, esse sistema tem se tornado um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento e êxito de um escritório.

Pensando nisso, fizemos este post para explicar melhor para você o que é o software jurídico e quais são os seus principais benefícios. Acompanhe!

O que é o software jurídico e para que ele serve?

O software jurídico é um programa de computador criado para auxiliar e facilitar as atividades exercidas pelos os advogados e demais profissionais do ramo da advocacia. Ele serve para automatizar as tarefas rotineiras do escritório, ajudando em uma gestão mais eficiente de todos os processos.

Quais são as funções de um software jurídico?

Essa ferramenta é cheia de funções, e como as principais, podemos destacar:

  • facilita a conferência dos prazos processuais;
  • possibilita o acompanhamento dos processos judiciais e administrativos;
  • alerta sobre compromissos e agendas de toda a equipe;
  • realiza a gestão de contratos;
  • armazena dados importantes;
  • ​elabora relatórios para análise de resultados, entre outras.

Quais são as principais vantagens desse programa?

Existem muitas vantagens para quem opta em ter um software jurídico no seu escritório. A seguir conheça algumas delas!Organização de documentos

Como o software jurídico organiza e estrutura todos os documentos do escritório, você ficará livre das planilhas e de pilhas de papéis que acabam ocupando muito espaço — que é algo que só vai piorando à medida que o escritório vai crescendo. Além disso, é possível que você determine quem terá acesso às informações, e isso acaba facilitando a integração de todos as áreas do escritório.

Com o software, todos os dados serão arquivados em um único lugar. Dessa forma, sempre que for preciso dar um retorno para o cliente, todas as informações que você precisa saber estarão armazenadas no seu dispositivo.

1. Registro dos clientes

É muito importante cadastrar cada um dos clientes com todos os dados possíveis, como nome, endereço, contatos, o caso e todos os demais documentos inerentes ao processo. Além disso, é necessário que esses cadastros estejam disponíveis para consultas pelos profissionais. Isso evita que você tenha que ir ao arquivo e gaste muito tempo para achar o que você precisa.

2. Gerenciamento dos processos

Com a utilização do software jurídico, aquela tarefa básica — mas que acaba ocupando muito tempo — que é a verificação dos andamentos processuais manualmente será eliminada.

Após o cadastro dos seus processos, o sistema realiza a atualização automática das movimentações. Apenas digitando o número do processo você consegue obter todas as informações.

Você não vai precisar ficar olhando os andamentos todos os dias, já que o software vai avisar quando alguma movimentação acontecer — o que torna a contagem de prazos mais eficaz.

3. Mais segurança

Como o software salva todas as informações em nuvem, os riscos de que você perca seus dados são praticamente nulos, oferecendo mais segurança. Além disso, você pode acessar essas informações de qualquer lugar e na hora que quiser, desde que esteja usando um dispositivo móvel conectado à internet. Esse dispositivo pode ser um tablet, um smartphone, um notebook etc.

4. Controle da equipe e das tarefas

Administrar um escritório — independentemente do tamanho e do número de funcionários — sempre é complicado, principalmente por que você tem que estar sempre ciente se as atividades foram desempenhadas e por qual colaborador.

Quando você usa um software jurídico, é possível visualizar o que cada um da equipe está fazendo, quanto tempo falta para a tarefa ser concluída e se existe algum problema. Assim, você fica por dentro de tudo o que está acontecendo sem ter que ficar indo na mesa de cada um.

Como escolher o melhor software jurídico?

No momento que você resolve implantar um software jurídico no seu escritório de advocacia, é preciso fazer uma avaliação que engloba diversos fatores, como:

  • observar toda a rotina do escritório e as funções executadas e comparar entre as diversas opções de sistemas antes de escolher o mais apropriado;
  • compreender de forma objetiva o que o seu escritório espera de um software jurídico.

Normalmente os softwares vêm com as funcionalidades de controle de prazos e documentações, alerta de compromissos, serviços de agenda, monitoramento de andamentos processuais etc. Além disso, é preciso verificar também a área de interação e a facilidade de manuseio da ferramenta.

Priorize os softwares que tiverem armazenamento em nuvem — dessa forma você economiza nos gastos com equipamentos. Outra questão muito importante é o preço. É interessante que o valor de custo do software jurídico e as formas de pagamento caibam no orçamento do escritório. Existem até ferramentas gratuitas para isso, mas suas funções são bem limitadas.

Uma ótima dica é procurar recomendações e opiniões de outros advogados que já utilizam os sistemas. Desse jeito você consegue ter referências e já pode ir eliminando alguns softwares. Tenha sempre uma ressalva quando o sistema tiver o preço muito abaixo do mercado. Um bom sistema e que atenda às expectativas custam o quanto eficiente são e dão o retorno esperado.

Conseguiu entender a importância do software jurídico para seu escritório de advocacia? Gerir um negócio demanda muito tempo e cuidado, e essas ferramentas estão aí para facilitar a sua vida.

Utilizando dos benefícios que eles oferecem será possível aumentar a produtividade, ter um retorno financeiro maior e o seu escritório conseguirá crescer e se destacar no ramo de forma mais rápida.

Gostou de saber um pouco mais sobre o software jurídico e os benefícios que ele gera para o seu escritório? Então entre em contato conosco, conheça os nossos serviços e veja como podemos ajudar o seu negócio!

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *